• Blog SWA
  • SWA - Insta
  • SWA - YouTube
  • SWA - Fb

|

Educação

Como em vários países, a educação na Irlanda é obrigatória a partir dos seis anos e se estende até os quinze anos, sendo que há a possibilidade de crianças de 3 a 6 anos participarem de uma etapa prévia opcional, a pré-escola. O ensino fundamental tem duração total de 6 anos, de modo que a criança finaliza esta etapa aos 12 e inicia, logo depois, o ensino médio.

O ano letivo na Irlanda dura aproximadamente 9 meses, de setembro a junho e é dividido em 3 trimestres:

Outono: de setembro à dezembro

Primavera: de janeiro à março/abril

Verão: de março/abril à junho

 

O acesso ao Ensino Superior na Irlanda só é possível após aprovação do exame Leaving Certificate ou algum equivalente internacional. Cada instituição decide sobre a concessão de vagas a cidadãos da União Europeia (UE) ou de outros países em estudos para os quais exista muita concorrência. Os estudantes cujo primeiro idioma não for o inglês devem apresentar um certificado como o TOEFL (Test of English as Foreign Language).

Alunos Internacionais

A Irlanda é um dos países que dá mais oportunidades para estudantes internacionais, mas seu funcionamento é um pouco diferente do resto do mundo, baseando-se no padrão britânico de educação. Não importa se você está estudando inglês ou faculdade, estudar na Irlanda significa ter acesso a um dos melhores sistemas educacionais do mundo, que sempre recebe investimentos e que oferece qualificações reconhecidas globalmente.

A excelente reputação que a Irlanda tem hoje na área da educação foi construída a partir de uma base sólida de compromisso com a qualidade. Estudar na Irlanda é estar em contato com estudantes internacionais, usando a língua inglesa para o aprendizado.

Independentemente de aprimorar o inglês ou ingressar em alguma universidade, a Irlanda possibilita o Stamp 2 (veja mais aqui) para estudantes vindos de fora dos países da União Européia. O visto é processado diretamente no país e pode ter duração de 8 meses a 1 ano.

Trabalho

Quando se fala em trabalho na Irlanda, muitas dúvidas vêm a cabeça daqueles que estão pensando em fazer um programa de intercâmbio. O ponto mais importante a se salientar é que o estudante pode trabalhar aqui. Isso é fantástico, pois permite ao estudante sustentar-se no país durante os seus estudos e, obviamente, faz com que a Irlanda seja o destino ideal para o intercambista.

Existem basicamente dois tipos de vistos: o de estudo (Stamp 2) e o de trabalho (o famoso e tão desejado Stamp 1). O primeiro (mesmo sendo de estudo) permite ao estudante trabalhar por 20 horas semanais, ou seja, meio período. Já o segundo, em período integral (até 40 horas semanais), embora uma jornada de trabalho integral na Irlanda seja normalmente de 39h/semana.

 

O trabalho é uma ferramenta excelente a ser usada como forma de se praticar o inglês em situações reais do dia-a-dia. É altamente aconselhável que todos os estudantes, mesmo aqueles que tenham condição de se sustentar no país sem renda na Irlanda, procure um trabalho, seja remunerado ou não. Além de aprimorar o inglês, enriquecer o vocabulário e aprender novas expressões idiomáticas que não são ensinados em sala de aula, você ampliará a sua rede de amigos e estará constantemente em contato com pessoas do mundo todo, inclusive nativos.

Como o visto de estudante permite apenas 20 horas de trabalho semanais, a maioria dos empregos que os estudantes encontram são em bares, restaurantes, hotéis, supermercados, lojas de shopping, etc. Mas não se preocupe ou veja isso com más olhos. Essa experiência vai pesar e bastante no seu currículo, além de que o salário mínimo aqui é de €9.55 por hora. E, o mais importante, isso mostra capacidade de se adaptar a novas situações, desenvolver vários papéis, o que os empregadores amam, esperam e buscam em seus futuros colaboradores (mais uma vez, o cidadão global se destacando).

Ou seja, além das contas pagas, ainda sobra um troquinho para viajar e curtir a Europa! Fora o inglês aprimorado e os novos amigos conquistados. Maravilha, não é mesmo?

Ainda em relação a trabalho, sabia que na Irlanda a cada 3 meses trabalhados se obtem o direito a 1 semana de férias? E não precisa acumular 4 semanas para poder tirar férias não! É muito comum as pessoas solicitarem uma semana de férias para o empregador inclusive só três meses após começarem a trabalhar. Mais uma facilidade para viajar, permitindo pegar vôos durante a semana por uma fração do preço de uma passagem nos finais de semana. Já ouviu falar naquelas famosas passagens internacionais de 10 euros? É disto que estamos falando! ;)

Nossos advisers

Nos adicione no WhatsApp: +353 89 973-2986

E-mail: info@studyworkassist.com

A agência

Telefone: +353 1 537 3888

Endereço: Third Floor, 68 Middle Abbey Street, Dublin 1, Republic of Ireland

  • Blog SWA
  • SWA - Insta
  • SWA - YouTube
  • SWA - Fb

© 2018 - Study & Work Assist International - Todos os direitos reservados